domingo, 16 de julho de 2017

                                                   Os platelmintos

   Os platelmintos são vermes que surgiram na Terra há provavelmente cerca de 600 milhões de anos. Esses animais têm o corpo geralmente achatado.Vivem em ambientes aquáticos ou terrestres entre muitos vamos estudar as planarias,tênias,esquistossomos.Os platelmintos apresentam simetria bilateral são triblásticos ou seja três folhetos embrionários seu sistema digestório tem uma abertura na boca tubo digestório incompleto


-TUBERLLARIA (PLANÁRIAS):são animais de vida livre. Há espécies aquáticas, com poucos centímetros de comprimento e outros maiores, de meio terrestre úmido.
A reprodução das planárias é assexuada.Com isso divide-se em duas partes e cada uma delas gera um novo indivíduo. A planária ao se alimentar distende sua faringe sobre o alimento e inicia a ingestão. Transcorrida a digestão, os nutrientes são distribuídos pelo corpo por meio de intestino ramificado.


TREMATODA (ESQUISTOSSOMOS): Parasita causador da esquistossomose ou (barriga d’água) é o Schistosoma mansoni. Os caramujos vivem em águas de lagoas e de córregos com pouca correnteza. A fase aguda da doença pode evoluir de forma grave, com mau funcionamento do fígado, estado de coma e morte. Acredita-se que o parasita causador da esquistossomose, originário da África, tenha chegado à América com os escravos. Apenas nesses dois continentes, e em pequena região da Ásia, a doença é encontrada.




CESTODA (TÊNIA): São conhecidos como tênias tem corpo achatado com forma de uma longa fita. Pode chegar a 15 m de comprimento. Não possuem sistema digestivo. Absorvem os nutrientes, previamente digeridos pelo hospedeiro, através da superfície do corpo. Têm ação espoliativa e podem causar deficiência nutricional. No Brasil a taenia solium é  a responsável pela maioria dos casos da teniase. Combate ao verme e o tratamento por medicamento ou ate mesmo por uma cirurgia .Pessoas tendo um saneamento ambiental ,rede de água tratada.

Referencia do trabalho: https://www.todamateria.com.br/platelmintos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário