domingo, 16 de julho de 2017

Os Cnidários

Os cnidários são os primeiros animais a apresentarem uma cavidade digestiva no corpo.
A presença de uma cavidade digestiva permitiu aos animais ingerirem porções maiores de alimento, pois nela o alimento pode ser digerido e reduzido a pedaços menores, antes de ser absorvido pelas células.

Com base no aspecto externo do corpo, os cnidários apresentam simetria radial. Eles são os primeiros animais na escala evolutiva a apresentarem tecidos verdadeiros, embora ainda não cheguem a formar órgãos.

No filo cnidária existem basicamente dois tipos morfológicos de indivíduos: as medusas, que são natantes e os pólipos, que são sésseis.
Tanto o pólipo como a medusa apresentam uma boca que se abre na cavidade gastrovascular, mas não possuem ânus. O alimento ingerido pela boca, cai na cavidade gastrovascular, onde é parcialmente digerido e distribuido.
pós a fase extracelular da digestão, o alimento é absorvido pelas células que revestem a cavidade gastrovascular, completando a digestão.

A digestão é portanto, em parte extracelular e em parte intracelular. Os restos não-aproveitáveis são liberados pela boca. Na região oral, estão os tentáculos, que participam na captura de alimentos.

As camadas de célula que ocorrem nos cnidários são: a epiderme, que reveste o corpo externamente, e a gastroderme, que reveste a cavidade gastrovascular. Entre a epiderme e a gastroderme existe uma camada gelatinosa denominada mesogléia.

EXERCICIOS DE CNIDÁRIOS: Página 155 5,8,9

5)                                                        

                                                       




















8)
















9) O sistema nervoso dos cnidários é do tipo difuso.As células nervosas dispoê-se formando uma real que se estende por todo o corpo do animal.A maior parte das células nervosas pode trasmitir impulsos nervosos em ambos as direções.Assim um pulso pode se propagar-se por todo o corpo do animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário