terça-feira, 24 de outubro de 2017

O que é?

Pirâmide Alimentar
PIRÂMIDE ALIMENTAR é uma guia da boa alimentação. Ela divide em oito grupos os alimentos existentes, criados para auxiliar as pessoas sobre o que elas devem comer. Mostra, então, de forma gráfica a quantidade de cada tipo de alimento que devemos consumir diariamente.
Ela tem como objetivo principal mostrar que uma alimentação saudável deve ser variada e moderada e a partir desse tipo de regime alimentar, conseguiremos diminuir doenças como a obesidade e a carência de nutrientes.
A pirâmide tradicional é dividida em seis grupos alimentares, que estão repartidos em quatros degraus. Na base, se encontram os carboidratos, importantes fontes de energia; acima, estão os vegetais e frutas; logo depois, as proteínas de carnes e grãos, além dos laticínios e por último, estão os lipídeos e açúcares, que devem ser consumidos com moderação.

Tipos de Pirâmide Alimentar

Apesar de ter um conceito único, existem diversos tipos de pirâmide alimentar adaptadas de acordo com os hábitos alimentares de alguns países, respeitando culturas e a disponibilidade de alimentos daquela região. Há, ainda, aquelas feitas a partir de alguns estudos e pesquisas.
As mais conhecidas são as:
  • Pirâmide Norte-americana;
  • Pirâmide Funcional;
  • Dieta Mediterrânea;
  • Nova Pirâmide Alimentar ou Pirâmide de Harvard;
  • Pirâmide Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário