domingo, 5 de março de 2017

Exercícios páginas 22 e 23

3- A

4- A

5- C

6- C

7- D

8-a) Felis
b) Pois todos os gatos domésticos ainda são considerados da mesma espécie.
c) Felidae, pois essas famílias terminam com "idae".

Exercício da página 20

1-a) 6
b) 5
c) Sim, Citrus sinensis e Citrus aurantifolia.
d) Ao reino Planta que nao está descrito no nome científico.

2-a) Gênero
b) Reino

3- Monera - bactérias e cianobactérias
Proctista - proozoários e algas
Animal - mamíferos e aves
Planta - flores e árvores
Fungo - cogumelos e leveduras

4-a) 1º Letras não estão em itálico
2º Inicial da espécie está maiúcula
3º Inicial do gênero está minucula; inicial da espécie está maiúscula; deveria estar sublinhado em cada palavra separadamente, nao junto.
4º Todas as letras estão em maiúsculas e nao estão em itálico.

b) Canis familiaris

5-

6-a) A e B, pois são da mesma espécie.
b) O tamanho do animal e o bico, por ter a ponta preta, ser fino e um pouco alongado.

7- Serem heterótrofos e não possuírem tecidos.

8-a) É o conjunto de populações naturais, isoladas reprodutivamente de outros organismos, que podem cruzar e produzir descendentes férteis.
b) Não.
c) Não, porque são do mesmo gênero.

9- Não, pois a espécie não é apenas "mays", a espécie é "Zea mays".

Resumo Capitulo 1 - Classificação e Sistemática

Classificação e sistemática dos seres vivos

- Primeiras idéias sobre classificação
No século IV a.C. , nasceu e viver na Grécia o filósofo e naturalista Aristóteles. Ele realizou importantes observações acerca dos seres vivos, descreveu aspectos de seu comportamento, reprodução e habitat.
                                  Resultado de imagem para aristoteles (Escultura feita de Aristóteles)

Aristóteles criou uma classificação, que se baseava por ordem de complexidade, e o interessante é que o ser humano estava no ápice, seguido pelos outros animais, depois as plantas e na base os minerais. Essa classificação persistiu até o século XIX.
Santo Agostinho, filósofo e teólogo que viveu no século IV d.C., propôs uma classificação baseada na relação dos animais com o ser humano; assim ele separava em úteis, indiferentes ou nocivos ao ser humano.

                                  Resultado de imagem para santo agostinho(Retrato de Santo Agostinho)


Com o decorrer do tempo, as classificações passaram a basear-se em descrições cada vez mais detalhadas e cuidadosas, resultantes do estudo da morfologia (estrutura anatômica e fisiologia). Durante o século XVI, épocas das Grandes Navegações, a cada expedição que voltava, traziam inúmeros exemplares de plantas e animais até então desconhecidos. Todos esses organismos passaram a ser descritos, nomeados e classificados.

- Primórdios da taxonomia
Taxonomia é o ramo da biologia que identifica, descreve, nomeia e classifica os seres vivos em categorias. As categorias taxonômicas são subdivididas em outros táxons, obedecendo a critérios.

* A classificação de Lineu
No século XVIII, o sueco Lineu, afirmou que a natureza estava dividida em três reinos: vegetal, animal e mineral. Ele dividiu cada reino em classes; cada classe, em ordens; cada ordem, em gêneros; e cada gênero, em espécie.
        Resultado de imagem para lineu (Retrato de Lineu)
A contribuição mais importante de Lineu foram as regras de nomenclatura científicas. Ele reduziu os nomes das espécies a apenas duas palavras (binominal): a primeira para o gênero e a segunda para a espécie. Regras:
- O gênero deve ter sempre a inicial maiúscula.
- A segunda palavra deve ser escrita em letras minúsculas e é sempre precedida pelo gênero
- Os nomes devem ser escritos em latim ou palavras latinizadas.
- Em textos impressos as duas palavras devem estar destacadas em itálico, e em textos escritos, elas devem ser sublinhadas separadamente.
- Quando o texto se refere ao gênero como um todo, o nome pode ser seguido apenas da abreviação “sp.”.
Exemplo totalmente correto: Homo sapiens.

* Categorias taxonômicas atuais
Os níveis taxonômicos atuais são dispostos do mais abrangente pro mais específico: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie.
Resultado de imagem para categorias taxonomicas atuais
- Sistemática Filogenética
Antigamente, a classificação fundamentava-se principalmente em aspectos morfológicos (semelhanças na forma ou estrutura).
O problema é que nem sempre as semelhanças morfológicas refletem relações reprodutivas entre as espécies.
Um exemplo: a aparência externa de um golfinho assemelha-se à de um tubarão. Entretanto, golfinhos são evolutivamente mais próximos, por exemplo, das girafas, que também são mamíferos.
Em 1966, o alemão Willi Hennig propôs que a classificação expressasse as relações de parentesco evolutivo entre as espécies. O sistema que considera essa proposta recebeu o nome de sistemática filogenética.
  Resultado de imagem para willi hennig (Retrato de Willi Rennig)
Essa sistemática a variedade de organismos é gerada de duas formas:
- Cladogênese: conjunto de processos que tem como resultado a origem de duas novas espécies.
- Anagênese: conjunto de processos que gera mudanças graduais e sucessivas em uma espécie. Podem resultar no surgimento de uma nova espécie.


- Evolução e especiação
No século XIX a concepção predominante era o fixismo. Segundo os fixistas, as espécies eram imutáveis e haviam sido criadas há muito tempo, exatamente da forma como são hoje.
Porém Darwin sugeriu que os organismos não eram imutáveis. Um exemplo relatado pelo naturalista é a variação na forma do bico dos tentilhões, aves presentes nas ilhas Galápagos.
  (Variação na forma do bico dos tentilhões)
Ele propôs a teoria de que as condições ambientais selecionariam de forma distinta indivíduos com pequenas diferenças entre si, favorecendo alguns com características vantajosas à sobrevivência sob tais condições.
Ele dominou seleção natural o mecanismo que torna possível o processo de evolução.

*Conceito de espécie
É o conjunto de populações naturais, isoladas reprodutivamente de outros organismos, que podem cruzar e produzir descendentes férteis.

*Especiação
É e formação de novas espécies a partir de uma população já existente.
Causas mais comuns:
Isolamento geográfico: ocorre quando surge uma barreira geográfica entre os organismos de uma população, impedindo a reprodução entre os indivíduos dos grupos separados.
Redução de fluxo gênico: ocorre quando não há uma barreira geográfica, mas por outros motivos a reprodução entre alguns indivíduos de uma população é muito improvável.

*Árvores filogenéticas
As relações de parentes evolutivos são muitas vezes representadas através de diagramas, chamados de árvores filogenéticas ou cladogramas.
Em uma arvore filogenética, parte-se de uma raiz, que se ramifica. A extremidade de cada ramo representa um táxon. Os pontos de ramificação representam espécies ancestrais ou eventos de especiação.
Resultado de imagem para arvore filogenetica

*Cladograma
Árvores construídas de acordo com os princípios da sistemática filogenética. De modo geral, os táxons de um cladograma são organizados levando-se em consideração as apormofias.
Resultado de imagem para cladograma
- Domínios e Reinos
Em 1990, o biólogo Carl Woese propôs uma classificação de acordo com semelhanças e diferenças moleculares entre ácidos nucléicos e certas proteínas do organismo. Segundo essa classificação, os seres vivos são agrupados em três domínios:
- Arqueas: Microorganismos semelhantes a bactérias; vivem em condições extremas semelhantes as condições nos primórdios da Terra.
- Bactérias: Bactérias e cianobactérias

- Eucariontes: Seres eucarióticos, unicelulares e multicelulares.


Fontes:
Aristoteles
https://www.google.com.br/search?q=aristoteles&espv=2&biw=1366&bih=662&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiq18XZ7b_SAhUG1CYKHbWGBPMQ_AUIBigB#imgrc=SP-gyBIvI2vYcM:
Santo Agostinho
https://www.google.com.br/search?q=santo+agostinho&espv=2&biw=1008&bih=539&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwj6wpbj8b_SAhVHVyYKHQT7DWIQ_AUIBigB#imgrc=_FGRFuuRJPWjIM:
Lineu
https://www.google.com.br/search?q=lineu&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwi3yqC19r_SAhWESyYKHUdgCjYQ_AUICCgB&biw=1008&bih=539#imgrc=j3cvbKdwlMCSqM:
Categorias taxonômicas
https://www.google.com.br/search?q=categorias+taxonomicas+atuais&espv=2&biw=1008&bih=539&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjU07Pk-7_SAhVSgCYKHT5WCBEQ_AUIBigB#imgrc=VxkVCJBQ1L0H_M:
Willi Hennig
https://www.google.com.br/search?q=willi+hennig&espv=2&biw=1366&bih=662&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwj23tOeksDSAhUITSYKHZkdCCYQ_AUIBigB#imgrc=9Fu_s8hPW3vZ3M:
Tentilhoes
https://darwinismo.files.wordpress.com/2015/10/tentilhoes_darwin.jpg
Arvore filogenetica
https://www.google.com.br/search?q=arvore+filogenetica&espv=2&biw=1366&bih=662&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwij_vv2psDSAhVBTCYKHWiYAo8Q_AUIBigB#imgrc=zjdNa6wqUTB_RM:
Cladograma
https://www.google.com.br/search?q=cladograma&espv=2&biw=1366&bih=662&tbm=isch&imgil=Pn-7sHpejiRwtM%253A%253BI8zmYaRLk0nzrM%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fwww.vivendociencias.com.br%25252F2012%25252F03%25252Fcladogramas.html&source=iu&pf=m&fir=Pn-7sHpejiRwtM%253A%252CI8zmYaRLk0nzrM%252C_&usg=__MlW1bKKD4gDtVUb48Wpcd1uTBLc%3D&ved=0ahUKEwirgdLhqMDSAhXI7SYKHV8GCWAQyjcIOA&ei=doS8WKvuC8jbmwHfjKSABg#imgrc=Pn-7sHpejiRwtM:

Questões da Folha

1-) O que é especiação?
- A especiação diz respeito ao processo evolutivo que envolve o surgimento de novas espécies, ou seja, processo de formação de duas ou mais espécies novas de seres vivos a partir de uma espécie preexistente.

2-) O que é filogenia?
 Termo que visa determinar as relações ancestrais entre espécies conhecidas, ou seja, história evolutiva de uma espécie ou qualquer outro grupo taxonômico.

Texto sobre o 3º Cladograma da Folha

Este Cladograma mostra as relações filogenéticas entre os táxons peixes ,aves, anfíbios, mamíferos e repteis. A apomorfia deste grupo é a notocorda. Como plesiomorfia deste grupo, as vértebras é uma característica. Neste cladograma, notamos algo incomum na divisão entre macaco e coelho, mas serve para enfatizar a presença do ovo amniótico, que é a homologia entre eles.