terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Atividade


1-Defina Especie:
O conceito de espécie tem sido uma questão biológica muito discutida desde os anos 1970. Do ponto de vista da taxonomia, espécie é a categoria básica,a unidade fundamental da classificação. Entretanto,há casos em que pode existir subespécies ou mesmo variedades em uma mesma espécie. Apesar das exceções, se certo organismo apresenta todas as características diagnósticas definida pela taxonomia para aquela determinada espécie,ele é classificado como tal e incluído na categoria.

2-Apresente o Conceito de população:
As populações (conjuntos de indivíduos de uma mesma espécie que vivem em uma mesma mesma área, em um determinado intervalo de tempo) são consideradas unidades evolutivas.

3-Segundo Linnaeus como devem ser nomeadas as espécies?

Segundo Linnaeus o nome das espécies deveriam ser reduzidos em apenas duas palavras. A primeira para o gênero e a segunda para a espécie. Esse tipo de nomenclatura é conhecida como binominal.
Obedecendo as seguintes regras:
            - O gênero deve ter sempre a inicial maiúscula.
- A segunda palavra deve ser escrita em letras minúsculas e é sempre precedida pelo gênero
- Os nomes devem ser escritos em latim ou palavras latinizadas.
- Em textos impressos as duas palavras devem estar destacadas em itálico, e em textos escritos, elas devem ser sublinhadas separadamente.
- Quando o texto se refere ao gênero como um todo, o nome pode ser seguido apenas da abreviação “sp.”.

4-Caracterize os três domínios biológicos;

*ARQUEAS: Microrganismos semelhantes as bactérias em muitas caracteristicas e que só foram diferenciados após análises moleculares. Em geral,vivem em ambientes de condiçoẽs extremas (salinidade ou temperaturas elevadas,acidez excessiva,etc).Tais condições provavelmente eram dominantes há alguns bilhões de anos,quando surgiram esses primeiros organismos,dai seu nome,do grego archaion, 'antigo'.

*BACTERIAS: Compreendem as bactérias e Cianobactérias.

*EUCARIOTOS: Reúnem todos os seres eucarióticos, unicelulares e multicelulares ,dos reinos Protoctista, Fungo , Planta e Animal.

Fonte: Livro Ser protagonista Biologia 2 (editora SM)


domingo, 12 de fevereiro de 2017

Folhas


Nós, alunos Samuel,Candia,Jaskulski, Gabriel Lima e Mateus Desconsi, realizamos uma pesquisa em que foram coletados diversos tipos de folhas no parque Redenção á fins de serem estudadas e classificadas a partir de critérios criados por nós mesmo.
Depois de organizadas as folhas sobre uma mesa, estabelecemos critérios a partir da estética de cada folha.
Nosso primeiro critério após observadas a folhas, foi: “Folhas com bordas serrilhadas”, pois era notório que apenas essas folhas continham bordas com serras.
Fomos um pouco além e descobrimos que essa borda trás vantagem as folhas: mais superfície em contato com o ar e melhora a capacidade de fotossíntese.
 
O segundo critério foi em comparação as bordas também: “Folhas com bordas lisas ou sem serras”.

Algumas dessas folhas com bordas lisas, possuem um mecanismo de defesa que contém uma substancia não comestível que faz com que lagartas não comam a planta. 

O terceiro critério para concluirmos nossa classificação foi: “Folha com vários folículos”.

Podemos perceber que esta folha é diferente das demais, pois ela não possui apenas um folículo.

Essas foram as classificações criadas por nós, mas as folhas possuem centenas de classificações, e cada uma delas têm suas vantagens e funções diferentes.